Se tem algo que me ajudou muito no meu processo de cura foi reaprender a ouvir meu corpo. Entender o que estou passando e utilizar o conhecimento para melhorar minha experiência e dia-dia é uma das coisas que mais fez diferença para mim, desde que entrei nessa jornada pela melhoria da qualidade de vida.
Hoje, quero passar algumas dicas de como ouvir seu corpo.
Uma das formas que nosso corpo usa para se comunicar com a gente é através dos sentimentos e emoções. Sempre que sentimos algo, é uma pista do que precisamos prestar atenção.
AS ESCOLHAS DO DIA-DIA
Todo dia fazemos escolhas e se não estivermos conscientes vamos acabar vivendo uma vida que não queríamos.
É por isso que o processo de auto-conhecimento é tão importante. Ao se conhecer você vai saber realmente o que é importante para você e vai fazer suas escolhas diárias baseadas nisso.
O nosso dia-dia está recheado de possibilidades de nos escutarmos e encontrarmos a solução para nossos problemas.
O autoconhecimento nos traz clareza sobre nossos valores e nossos valores nos ajudam a criar limites! Por isso que digo que é uma ferramenta mágica e libertadora. Escute esse episódio do meu podcast, Bocadinho, para saber mais sobre o assunto.
OS SINAIS DO CORPO
Dores, incômodos, dificuldade de digestão, alergias, coceiras, calafrios, tudo são sinais.
Através deles você pode começar a investigar seu padrões de comportamento, de onde os seus medos vêm, o que você realmente busca e aonde você quer chegar. Já parou para observar se você sente sempre a mesma coisa em determinadas situações, lugares ou com determinadas pessoas?
Para que você ouça a si próprio, você precisa se perguntar, levantar questões, conversar mesmo.
Qual a melhor maneira para esse diálogo? Escrever!
CRIE O HÁBITO DA ESCRITA
O hábito de escrever seus sentimentos, dúvidas, desejos e medos é algo feito a muitos anos, muitos mesmo.
Grandes pensadores, empreendedores e estudiosos tem/tinham o hábito de escrever e a maioria o fazia porque assim conseguiam entender e organizar melhor o que se passava dentro de suas cabeças e coração.
Transformar ideias e sentimentos que estão no plano abstrato em palavras através da escrita, trazem eles para o plano do concreto, tornando-os mais reais e assim mais fáceis de serem digeridos, trabalhados, atravessados e até esquecidos.
Por isso, a atividade que proponho é que você escreva todo dia, pelo menos duas linhas. Escolha se fará isso de manhã cedo, logo ao acordar, ou à noite, antes de deitar.
Vou deixar algumas sugestões aqui abaixo:
Escreva o que fez no dia, suas atividades, aonde foi, quem encontrou.
Conte quais foram suas realizações do dia.
Descreva como se sentiu em alguma situação que a deixou feliz ou triste.
Conte sobre os desafios que está passando.
Descreva ideias ou planos que está trabalhando.
As sugestões são apenas para que você comece.
Escreva quando estiver feliz, quando estiver triste, quando estiver cansado, com energia de sobra, sozinho, com pessoas ao redor, ao aguardar a comida no restaurante, no ônibus, no avião.. não importa, apenas escreva.
Quanto mais você treinar, mais natural fica. E acredite, você vai começar a se conhecer cada vez mais com algumas simples linhas no papel todo dia. Topa o desafio?
Um beijo.